segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dar preferência aos produtos nacionais


Banana da Madeira


Banana da Colômbia

Como boa patriota que sou...e também porque considero que os produtos nacionais são muito melhores que os estrangeiros, quando vou ás compras dou sempre preferência ao que é nacional.Mas é em tudo! A nossa batata é muito mais saborosa e firme, quando "acaba?" a nossa e metem a estrangeira á venda, é um absoluto desconsolo. A nossa fruta marcadinha na casca pelo nosso extraordinário sol e pelo excelente chão... tem aquele sabor tão especial e docinho. As nossas nozes - eu gosto muito de nozes - têm um verdareiro sabor a noz...aquele paladarzinho que no fim fica na boca e que é inegualável. O nosso leite...todo ele bom, mas salientando o dos Açores...que me sabe ao leite das vacas da minha infância, quando se acabava de mugir a vaca, muitas vezes até diante dos nossos olhos...e logo a seguir estávamos a beber o leitinho! Esse leite fornecido por quela vacas que pastam pachorrentamente nos verdes prados e verdes montes da bela ilha portuguesa! tambem o queijo da mesma ilha, o famoso queijo de S. Miguel e a manteiga. As nossas carnes, toda diferentes consoante a zona do país, mas saliento aqui a carne do Barroso, a carne de Mirandela, a carne alentejana e a carne do Oeste... qual delas a melhor! Os nossos enchidos...saborosos, deliciosos, curados mo fumeiro, como por exemplo o excepcional chouriço da Guarda, de Arganil, de Trás- os - Montes, alentejo.
O nosso feijão catarino, manteiga, frade, etc. O nosso vinho, conhecido e apreciado em todo o mundo, com especial relevo para o vinho do Porto!
O nosso peixinho que é uma maravilha! Branquinho, saboroso, rijo. E muitos , muitos outros produtos que são na verdade de qualidade.
Mas... e há sempre um mas! Surgem coisas que não parecem estar lá muito corretas.Eu explico:
Anda por aí "esta boa alma" a procurar e a preferir produtos nacionais, não só por o motivo que atrás expliquei, mas tambem para ajudar a dar um empurrãozinho á economia portuguesa que anda por a hora da morte... e, eis senão quando, num destes dias num grande super-mercado aqui da minha zona, estando eu no espaço da fruta, apercebo-me de uma caixa contendo bananas da Madeira, que eu gosto muito! logo me aproximei para levar algumas para me consolar a papá-las.
Quase não se vêm bananas destas por aqui á venda; lembro-me que antigamente abundava por os mercados e lojas.
Ela é muito saborosa, muito docinha e tem uma textura diferente:
è cultivada, de um modo geral á beira-mar e sob um clima muito especial.Eu estive lá e vi.
Quando já estava com a água na boca, olhei o preço, e aí é que que foi o pior...
eu pensei não estar a ver bem...mas chamando o Jorge ele confirmou o preço: um euro e oitenta e nove cêntimos!
Olho o caixote ao lado, onde estavam as conhecidíssimas e vulgaríssimas bananas da Colômbia... a oitenta e nove cêntimos! ou seja, a menos um euro que a da Madeira!
Em escudos, para quem ainda "funciona" em escudos...seria 178 escudos a da Colômbia e 378 escudos a da Madeira!

Eu não queria acreditar!
Pois a banana da Madeira é muito pequenina em relação a todas as outras e que eu me lembre, creio que ela era muito mais barata que a esrangeira, que é grande e tem melhor aspecto.
Bom, confesso que perante este quadro, o meu patriotismo não funcionou! Não comprei as tão desejadas bananas da Madeira.
Sim, porque ser patriota é uma coisa... ser parvinha é outra!
Alguém me saberá explicar a razão deste fenomeno?
Confesso que gostaria mesmo de perceber.

8 comentários:

gaivota disse...

é verdade, viviana, a banana da madeira é mais cara que as outras... é mais saborosa, sem dúvida, tem um pequeno "senão" para alguns consumidores, é muito mais doce!
de resto os nossos produtos são bem melhores que os restantes, importados, desde legumes e frutas, peixes e mariscos, à excepção da carne de vaca, que, de facto, a argentina é muito melhor!
sou consumidora nacional, pois então!
boa semana
beijinhos

esperança disse...

Olá! boa noite querida e doce maninha.

Esta é muito boa! Na realidade devíamos comprar só o que é nacional para ajudar o nosso pais a sair da crise; já viste o que era, se assim de repente todos desatássemos a comprar só o que é Português ? Era excelente, mas isso é a bem-dizer impossível, pois não produzirmos nem-um-pouco mais-ou-menos para alimentar a população de Portugal. As terras, para o Sul do País, estão em pousio, são pouquíssimos! Os que cultivam a terra. Vamos ver se ainda não terão que voltar ao campo, para sustentar as famílias, como acontecia antigamente; não havia dinheiro , mas a terra dava de tudo quanto é rico e bom.
Sabes que os Alemães só comprar o que é deles, nem que seja mais caro ?
Até mete raiva, os nossos produtos serem mais caras; depois acontece, que tudo quer, tudo perde.
Eu compro queijo e manteiga dos Açores, e leite Vigor, 100% Português. O resto nem sei bem.
Tem, tenhamos todos uma noite tranquila
Esperança

Anita disse...

Querida Viviana deixe neste seu aniversário, passar o filme da sua vida.
Chore se tiver saudades, ria das "artes" que fez, mas creia, tudo o que passou foi para a tornar nessa pessoa maravilhosa que é hoje!

Muitos parabéns.
Que Deus a guarde e a abençoe sempre.
Era para ter passado ontem à meia noite mas como ainda anda a recuperar deitei-me mais cedo, mas agora logo de manhã não podia deixar de vir aqui deixar os parabéns e muitos beijinhos com sabor a bolo de aniversário.

Tenha um dia cheio de bençãos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

renato disse...

Olá, Viviana!

Pois é, o problema são os custos de produção, que fazem encarecer os produtos (alguns) nacionais em detrimento do custo de outros países!

E isso tem que ver com a produção em massa de determinados produtos, o prêço custo da mão d'obra, e a desleal e ganância de alguns intermediários que querem ganhar mais do que o produtor!

Este assunto é um pouco complexo, porque não apostamos na produção agricola, como não apostamos nas pescas, como não apostamos na indústria! Depois da integração na União Europeia, chegamos a receber dinheiro para abandonar a agricultura, para abate de barcos de pesca, etc.etc.

Veja-se o caso das pescas! Os Espanhóis, vêm pescar na zona económica exclusiva (ZEE) e conseguem vender o peixe mais barato que os Portugueses !!!

A mentalidade Portuguesa tem que mudar muito, se queremos melhorar a vida da maioria do Povo!

Mas como isto é um assunto politico, deixemos isso para outras instâncias e outros locais que "rodeiam" o circulo do poder!

Um grande abraço,

Renato

Viviana disse...

Olá Gaivota linda

Sem dúvida amiga!

A carne argentina é na verdade melhor!

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança

Faz realmente pena ver tantas e tantas terras por cultivar!
Longe vai o tempo que em cada bocadinho sempre se plantava alguma coisa.

Agora importamos quase tudo...

Não deveria ser assim...

Uma boa noite

Beijinhos

viviana

Viviana disse...

Querida Anita

Obrigada, obrigada boa amiga por tantas palavras e sugestões lindas!

O Senhor tem sido bondoso para mim, sem dúvida!

Estou-lhe profundamente grata por isso.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Renato, meu bom amigo

Eu sei, este assunto é muito complexo, sim.

Mas faz imensa pena verificar como deixámos de produzir...

Importamos quase tudo, principalmente bens alimentares.

Quem diria?

Enfim! aguardemos por melhores dias.

Um abraço

viviana