quarta-feira, 28 de maio de 2008

Plantaram duas árvores mortas


Neste espaço havia um canteiro, que ia de um lado ao outro da rua e fora feito pela Câmara de Sintra.
Eu e mais duas vizinhas do meu prédio começámos a plantar flores e arbustos, e o canteiro ficou muito lindo e estava bem cuidado; cuidámos deles muitos e muitos anos.
Da minha janela do terceiro andar regava-o com uma mangueira. No verão tinha que regá-lo pelo menos uma vez por semana para as plantas se aguentarem.
Um belo dia, há aproximadamente 3 anos, a Autarquia resolveu fazer obras na rua, tendo ficado como está hoje.
Sem qualquer aviso prévio, um dia de manhã cedo, vejo as máquinas de uma empresa a destruírem o canteiro e a arrancarem as plantas e os arbustos e levarem-nos para um aterro longe daqui.
Podem imaginar como eu fiquei! Tentei deter os homens mas era tarde demais. Fartei-me de chorar e corri para o presidente da Junta, que fica aqui perto da minha casa, contar-lhe a situação. Ele não tinha qualquer informação sobre o assunto e imediatamente telefonou para a Câmara de Sintra, a pedir explicações ao engenheiro responsável pela obra, tendo ele respondido que que era uma decisão para ir para a frente.
O presidente pediu então para, pelo menos, plantarem uma árvore de cada lado da rua e colocarem junto de cada uma um banco de jardim, tendo e engenheiro concordado com a idiea do presidente da Junta.
Na sequência destes acontecimentos, enviei uma exposição ao Presidente fa Junta de Freguesia, ao Presidente da Câmara de Sintra e ao Engenheiro responsável pela obra.
Apenas o Presidente da Junta me respondeu e dentro de um curto prazo, dos outros dois aguardo ainda uma resposta.
Estou a pensar que quando fizer 3 anos (Setembro) sobre o acontecido, escrever-lhes novamente a perguntar se eles acham que os cidadãos não têm direito a uma resposta.
E assim vão as nossas autarquias!
Destruiram o meu canteiro, atiraram com as minhas plantas e arbustos para o aterro , plantaram duas árvores mortas e os prometidos bancos nunca chegaram
Na foto, vimos 4 homens a plantar uma árvore no local, mesmo por baixo da minha janela tendo tambem plantado uma outra do outro lado da rua, ambas mortas...acabando as duas por serem arrancadas por os miúdos da escola.
Nunca nasceu uma folhinha sequer em cada uma delas!

13 comentários:

Anita disse...

Bom dia minha querida amiga,venho deixar mil beijinhos e votos de um dia cheio de chuva de bençãos.
Infelizmente ainda há gente muito insensível. Sei o que deve ter sentido, porque aqui em frente à minha quinta há um terreno abandonado que os donos nem sequer o limpam e que tinha muitos oliveiras, este inverno veio cá uma máquina arrancou as oliveiras sabe para quê? Simplesmente para aproveitar a madeira das oliveiras para a lareira. Doeu-me tanto o coração. Chorei ao ver aquelas oliveiras serem arrancadas uma a uma com tanta frieza. Nós temos 36 oliveiras e eu sei bem o tempo que demora a elas crescerem. O homem é mesmo assim...
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Jorge Oliveira disse...

eheheh,
Achei piada pelo facto de serem 4 homens a plantar uma árvore raquítica. Mas não desista de chatear as entidades competentes, pode ser que um dia eles desistam e façam o que lhe pede.
:)

Ana Maria disse...

Boa tarde minha querida amiga Viviana, por aqui esses dias a Internet também me deixou confusa.
Quando eu postava , não conseguia entrar nos blogs para fazer minhas visitas rotineiras.
Se eu visitasse aquela lista que tenho no blog, depois não conseguia
postagem. Foi um Deus acuda.
Mas é assim mesmo. Paciência.
Amiga, que barbaridade!
Como existem pessoas inconscientes,
insensíveis. Fico pensando; como é
a vida delas.
Obrigada pelas visitas.
Tenha uma quarta cheia de glórias.
Quer me conhecer um pouco mais?
Visita meu orkut:
anamaria28@hotmail.it
Vc tem orkut?
Fique com Deus!

Ana Maria

BC disse...

Quando o nosso país precisa tanto de verde...
Ainda tiram o que existe!!!
Fique bem ;)

Ana Maria disse...

Amiga, obrigada pelas visitas.
Querida Viviana, pretendo no blog Quotidi-Ana-Mente, postar coisas do meu dia-a-dia, aniversarios de amigos(as), minha família, cartas, testemunhos , falar o que abrange homens e mulheres. Sei que às vezes vai chegar momento que alguém vai ler algum postado, e não gostar; minha intenção é também isso; fazer com que as pessoas sintam alertas a muitas coisas que ainda parece tabu.
O importante é que lê, interpreta,
comenta e tira proveito do que viu.
Estou preparada para receber elogios e críticas .
Ao postar não vou ridicularizar minha imagem, nem tão pouco dos outros; é só uma sacudida. Quero que volte mais vezes; seus comentários me enriquece muito, aprendi e estou aprendendo muito com você.
Tenha uma boa noite.
Fique com nosso Bom Deus.
Que Ele proteja a nossa jornada.
beijinhos.
Ana Maria

alealb disse...

ai, que triste!
beijos,
alê

Viviana disse...

OLá querida Anita!

Obrigada pelas suas palavras.

Viu arrancar oliveiras!?

Mas, as oliveiras que são árvores nobres...

Como é possível?

um beijinho

viviana

Viviana disse...

Olá Jorge,

Aqui estão 4...mas na fotografia anterior, tirada momentos antes quando plantavam um outra árvore ,creio que igual (mas que sobreviveu)atrás da minha csa onde funciona um O.T.L, podem ver-se sete, sete, homens para plantar uma árvorezinha!

Assim vão as autarquias...

um abraço
viviana

Viviana disse...

Obrigada Ana Maria.

Infelizmente há por aí muita gente insensível ao valor e beleza da natureza.

Não tenho orkut.

Já vários amigos me falaram nisso mas ainda não tratei de arranjar.

Mas passarei pelo seu, sim, logo que possa.

um beijinho

viviana

Viviana disse...

Obrigada Isabel!

Aimda precisamos, como povo, de aprender tantas coisas!

Sobretudo nesta questão do respeito pela natureza.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Ana Maria,

Acho que compreendo o seu propósito para o seu 3º blog.

sim, torna-se necessário e interessante tocar certos temas.
Afinal eles fazem parte da vida de cada um de nós.

às vezes torna-se necessário agitar as águas.

um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Alê,

Que bom vê-la por aqui!

Espero que tudo esteja bem consigo.

Um abraço

viviana

bete p.silva disse...

Viviana, aconteceu algo muito parecido na rua em que trabalho, havia duas árvores lindas, os seus galhos atravessavam a rua de ponta a ponta. Disseram que tinha cupim, eu não acredito, as árvores estavam firmes, e verdinhas, e se fosse o caso de cupins, elas poderiam ser tratadas. Pois vieram os homens da prefeitura, e rapidamente deitaram abaixo as duas lindas árvores, e para arrancar as raízes, precisou-se de um trator, tão fundas elas estavam. No lugar, plantaram duas mudinhas bestas, que seguramente não irão vingar. Absurdo!