segunda-feira, 26 de maio de 2008

Desafio aceite



Respondendo ao desafio da minha amiga Flor:


Família – Instituição criada por Deus no Jardim do Éden, a fim de que o ser humano possa através dela, atingir o seu crescimento e desenvolvimento plenos.
Uma bênção maravilhosa.

Homem - Ser criado á imagem e semelhança de Deus para o louvar e glorificar.

Mulher – Uma prenda valiosíssima que Deus ofereceu a Adão a fim de que ele não estivesse só. Deu-lhe o privilégio de ser mãe, e desta forma a continuadora da espécie humana.

Sorriso - Manifesta o estado de espírito da pessoa, que pode ser: alegre, triste, desanimado etc etc. Manifesta também simpatia, amizade e amor.
Um dos sorrisos mais lindos que conheço, é o da minha neta Margarida (2 anos).

Perfume - O perfume que eu mais desejo espalhar, é o “Suave Perfume de Cristo”.
Depois há outros perfumes que eu gosto: O da flor da aboboreira, da alfazema e do goivo.

Paixão – È uma coisa bonita, mas com conta, peso e medida. A paixão desenfreada,
Quase sempre acaba mal.
Há outras paixões que não as amorosas. A minha por exemplo, é a
Que sinto por o meu Mestre e Senhor Jesus Cristo.

Amor - Uma das mais belas invenções de Deus.
Quando é puro e verdadeiro faz milagres extraordinários nas pessoas.
Todo o ser humano precisa de amor, sem ele é impossível ser feliz ou realizar-
Se como pessoa.

Olhos – São as janelas da alma. O olhar mais lindo que existe é o das crianças.

Sal - Serve para temperar, preservar e conservar.
O senhor Jesus disse que os cristãos são o sal da terra e a luz do mundo.

Chuva – A chuva é uma bênção para todos os seres vivos. Eu gosto muito da chuva porque ela rega, refresca, revigora, revitaliza, enche os rios, lagoas e lagos, limpa o ar, as ruas e os telhados, e dá -nos águinha para beber.
Eu não me importo de me molhar e andar á chuva.

Mar – O mar, para mim é um grande mistério e uma enorme atracção.
Quando estou sentada na areia á beira – mar, gosto de pensar e tentar descobrir o que está por baixo da água. Imagino coisas fantásticas lá.
Também gosto de olhar o horizonte e pensar sobre o que está lá do outro lado.
Por vezes fecho os olhos e num instante eu já estou do outro lado do Atlântico!

Livro - Considero os bons livros, bons amigos..
Gosto muito de ler, sobretudo poesia e livros sobre a natureza.
Mas o meu livro principal é a Bíblia., que eu já leio desde os meus sete anos.
A Bíblia é a Palavra de Deus através da qual Deus se revela ao ser humano.

Filmes – Já apreciei mais os filmes do que agora.
Para dizer a verdade, já não me lembro quando fui a última vez ao cinema.
Nem tampouco os filmes que são apresentados na Televisão, eu costumo ver.

Música - Gosto muito de música mas não de todo o tipo. Há até alguma que eu não
Tolero mesmo, como por exemplo Hard Rock.
A minha preferida é a música clássica dum modo muito especial Grieg,
Dvorak e Granados.
Preciso quase tanto de música como do ar que respiro.

Dinheiro - È um mal necessário.
Não ando a correr atrás dele nem o valorizo por aí além.
Gosto muito de repartir com os que têm menos do que eu., e quanto mais
Reparto, com mais fico! Curioso, não?

Silêncio - Sou das que acho que o silêncio vale ouro.
Preciso do silêncio como do pão para a boca.
Aprecio muito estar quieta no meu canto, a pensar, a reflectir a meditar…
Creio que é no silêncio que eu oiço melhor a voz de Deus.

Solidão – Felizmente não sei o que é a solidão.
Imagino... mas saber por experiência própria… não.
Dum modo geral tenho sempre gente á minha volta.
Mas, conheço, porque visito, muitas pessoas, sobretudo idosos, que vivem em
Total e completa solidão.

Flores – As flores são das coisas que eu mais amo, e creio até que não haverá (ou
Haverá?) quem mais goste delas do que eu. Gosto de todas, das dos jardins e
Das do campo. Acho-as todas muito belas e fantásticas!
Na minha casa há jarras com flores por todo o lado.

Sonhos – Eu tenho muitos sonhos! Quando deixamos de sonhar, morremos.
Apesar dos meus 67 anos… não paro de sonhar.

Cidade - A cidade de que eu mais gosto é Lisboa.
Acho-a muito linda! Assim ancorada junto ao Tejo.
Cheínha de luz e de vida!

País - Portugal é o País de que eu mais gosto. No entanto também gosto muito da
Argentina, pois foi lá que eu nasci e é onde ainda tenho a maior parte da família.
Também tenho um carinho especial pela Finlândia, que é a terra da família da
do pai da minha mãe e onde ainda vivem muitos familiares.
Ainda a Alemanha, está também no meu coração, pois é a terra da mãe da minha
Mãe, ou seja, minha avó.

Não viver sem - Deus, sem família, sem amigos, sem a chuva, sem as flores, sem
A música, sem o meu gato, sem os meus passarinhos, sem as minhas
Caminhadas…

Nunca deixarei de ser – Grata a Deus, por o seu imenso amor para comigo, nunca
Deixarei de ser verdadeira, nunca deixarei de ser solidária,
Nunca deixarei de ser alegre, nunca deixarei de cantar, nunca
Deixarei de sonhar…

Qualidades –È difícil ser eu a falar das minhas qualidades, mas vou tentar.
Creio que sou e sempre fui trabalhadora; sou verdadeira, não minto;
Sou solidária com os que sofrem ou têm menos do que eu; sou alegre,
Gosto de dar umas boas gargalhadas, aliás, sou conhecida no meio da
Família pelas gargalhadas que dou.

Defeitos - Sou exigente, comigo e com os outros (será defeito?).
Creio que sou demasiado faladora, Mas, atenção, por norma não falo da
Vida dos outros.

Gósto - De caminhar, de flores, do mar, dos campos, das montanhas, dos animais,
Das pessoas, das árvores, de filhoses, de rabanadas, de canja de galinha,
De sopa da pedra, de condoitro, dos bolos fofos de Belas…

Não passarei – junto de um cão perigoso, perto de um touro bravo…

Detestas – Que me tentem enganar, que me passem á frente, numa fila de auto – carro,
Que sejam injustos comigo, comer caracóis, beber aguardente, que fumem
Ao pé de mim, chegar atrasada…

Pessoa – Uma pessoa que eu admiro muito é o nosso cientista António Damásio.
Possui talvez, a nível mundial, o maior conhecimento acerca do funciona-
Mento do cérebro humano, e é , creio eu, a pessoa mais humilde e simpática da
Terra.

Desafios – Não só gosto de enfrentar desafios, como também admiro muito os que os
Enfrentam. Desde sempre o meu lema foi: Se os outros são capazes, porque
eu não hei-de ser!?

E como estes desafios servem para se ficar a conhecer um pouco mais da pessoa que ele responde, vou passar o “trabalho de casa” para as minhas amigas:

Ana Maria, Anita, Isabel, Fátima André, Francine,Vilma e Rosângela

18 comentários:

Anita disse...

"Senhor tempera com tranquilidade a nossa multipla actividade. Que possamos fazer o nosso trabalho para Ti com muita simplicidade".

Uma semana cheia de amor e muita paz.
Beijos no seu lindo coração.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Minha querida irmã, a Mizé e o Valdemar deixaram muitos beijinhos e abraços e fiquei a saber que eu e o meu marido conhecemos muito bem o seu irmão João. Sim do tempo dos acampamentos de jovens da Mocidade para Cristo em Vila Nova de Milfontes. Que saudades desse tempo. Acabámos o Sábado a rever fotos desses tempos e onde temos fotos tirados com o seu irmão João Regueiras. Nessa altura eu e o meu marido eramos namorados. Afinal o mundo é mesmo pequeno. Somos uma "aldeia".
Muitos beijinhos

Alice disse...

Oi Viviana !! sinta-se a vontade para usar o texto !!

bjkassssss

esperança disse...

Que estejas a ter um belíssimo dia, minha doce e eficiente maninha.
O que escreveste no Desafio; é um livro aberto da tua vida.
Hoje sou pequenina com 70 anos, e vamos agora sair, não sei qual será a surpresa, que o J. Pedro me vai fazer
Um xi-coração bem apertadinho, para os três passarinhos do mesmo ninho que foi o meu.
Beiiijoooosssss.
A mana Esperança

Anita disse...

Minha querida Viviana voltei para lhe dizer que talvez por esta foto o seu irmão não nos reconheça, pois o Ricardo na altura usava bigode e eu tinha um cabelo muito comprido loiro, mas diga-lhe que somos da igreja de Algés talvez assim ele lá vá. Eramos o famoso grupo de jovens de Algés.
Se me der o seu mail eu depois posso-lhe mandar umas fotos dessa altura onde está o seu irmão.
Beijinhos
Anita (amor fraternal)

BC disse...

Acho optimo o desafio, mas de facto tem que ser com tempo por ser muita coisa(vou tentando responder num caderno e quando poder tancrevo-o,está bem assim.
Mas farei com todo o agrado, só preciso é de tempo para dar as minhas respostas nem que seja nas
férias no sossego do meu Alentejo.
Beijinhos
É que isto vai dizer muito sobre nós, por isso tem que ser sincero
e com convicções, é a nossa vida aí
nalgumas considerações.

Viviana disse...

Certo, Isabel.

A minha amiga fará como achar melhor.

um bom resto de dia para si
viviana

Vilma disse...

Viviana: É um desafio e peras! :)
Não prometo responder, mas agradeço ter-se lembrado de mim.
um abraço amigo! :)

BC disse...

Viviana, passe pelo meu cantinho se poder, está lá a resposta
Beijinhos

Francine Esqueda disse...

Oi querida?! É muito bom, super gratificante receber comentários de blogs tão únicos e especiais como o seu! Escolhi a dedo cada um de vocês, para ler coisas agradáveis, limpas e gostosas de admirar!
Adorei o desafio, vou responder e postar com o maior carinho, voltarei para comentar o seu cuidadosamente...
Obrigada pela visita e toda simpatia!
Volte sempre!!!
Bjs no coração!

Delfim Peixoto disse...

Gostei de visitar seu blog... tem alma
jnhs

Ana Maria disse...

Obrigada amiga Viviana pela visita.
Olha, esse desafio respondi a tarefa de casa d amiga Flor;
no Atelier das Poesias. Dê uma conferida, e me conheça mais um pouquinho.
Outra tarefa que oferecer, farei.
Agradeço pela confiança.
bjs.
Ana Maria

Fátima André disse...

Cara Viviana
Começo por lhe agradecer o desafio e simultaneamente pedir desculpa, mas não o posso aceitar por uma única razão: sai fora dos pressupostos e objectivos do blog "Revisitar a Educação".
Espero que compreenda a minha decisão.
Um caloroso abraço :)

Rosa disse...

Interessante desafio.
Deste lado também nós fazemos o mesmo exercício.
E é bom de quando em vez, falar alto dos nossos gostos e preferências.

Tudo de bom.

R.Irene

Viviana disse...

Olá Francine,

Obrigada , pela sua gentiliza em aceitaro desafio.
Fico muito contente.

Agradeço tambem as palavras simpátias que dirigiu ao meu blog.

Um beijinho

tenha um lindo dia
viviana

Viviana disse...

Olá Delfim,

Muito obrigada pela sua visita e pelas suas palavras.Foi um prazer recebê-lo aqui neste cantinho.

Volte sempre.

Um abraço
viviana

Viviana disse...

Olá querida Ana Maria,

Obrigada por a gentileza da explicação.

Eu compreendo perfeitamente.

Irei com muito gosto "conhecê-la" melhor.

um beijinho
viviana

Viviana disse...

Olá Fátima,

Claro que eu comprendo a questão que apresenta.

Se eu fosse um bocadinho menos distraída...tinha -me lembrado da finalidade do seu blog!

Um beijinho

viviana

Viviana disse...

Olá Rosa,

Que bom vê-la outra vez por aqui...

È sempre muito bem - vinda, já sabe.

Quanto ao desafio, concordo consigo, é bom mostrarmo-nos de vez em quando.

um grande e carinhoso abraço

viviana